Uma crescente na licitação por prótese ortopédica

 Foram utilizados os registros do Banco de Preços da Saúde e as informações contidas no Sistema Integrado de Gestão de Serviços Gerais. Ressalta-se que nos dois sistemas acima, os registros de compras são representados por seus respectivos Código BR, descrição, unidade de fornecimento, organização de compras, fornecedor, fabricante, quantidade de compra de prótese, preço unitário e outras informações. Os registros de licitações mostram que o valor total da OPME obtido por meio de licitações federais de 2015 a 2019 foi de R$ 6,711 bilhões.

Gastos altos anuais por próteses

 Em média, são gastos R$ 1,342 bilhão por ano. A "Curva ABC" detalhada rendeu 1.522 itens OPME no Grupo A, que representaram 16% do total de itens OPME adquiridos no período, enquanto os Grupos B e C responderam por 22% e 63%, respectivamente. A partir da identificação dos OPSMs de maior gasto, no caso, cardiovasculares e ortopédicos, foram selecionados produtos para cada especialidade para analisar a variabilidade de preços via CV. 

O texto acima "Uma crescente na licitação por prótese ortopédica" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.